Educação, Florianópolis, Geral, Manezinhos pelo Mundo - 01 Jul 2018 22:30

Vencedor do Jovens Embaixadores em 2013, rapaz de Floripa relata experiênica

Concurso está com inscrições abertas na sua 17ª edição
Por: Direto da Redação TSF
 
Vencedor do Jovens Embaixadores em 2013, rapaz de Floripa relata experiênica (Foto: Divulgação)

Por Luciene Cruz, repórter da Agência Brasil

O Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e secretarias estaduais de educação mudou a vida de um garoto morador de Florianópolis. Israel Rocha foi um dos vencedores do concurso em 2013. Hoje, ele tem 22 anos e cursa Direito na UFSC.

- Voltei me questionando como passaria essa experiência para outros jovens. Somos incentivados a acreditar nos nossos sonhos e a sonhar muito mais -, destacou.

Desde então, Israel passou na faculdade federal de Santa Catarina, deu aula de defesa pessoal para meninas que sofreram abuso sexual, em Arequipa, no Peru, fundou no Brasil a inclusão do ensino da declaração universal nas escolas, abriu a Conferência da Organização das Nações Unidas, em Nova York, para falar de direito à Educação e foi à China, convidado pelo governo chinês para fazer um tour educacional no país.

Uma nova edição do Programa, a17ª, está com inscrições abertas para estudantes do ensino médio da rede pública. Serão selecionados 50 jovens, entre 15 e 18 anos, para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Para o conselheiro de Educação da Embaixada dos Estados Unidos, Erik Holm-Olsen, o programa, que começou em 2003, é uma oportunidade de descobrir jovens talentos brasileiros.

- É inspirador ver pessoas de famílias economicamente desfavorecidas com desempenho incrível. Conhecer estudantes que, em meio a tanta dificuldade, conseguem se destacar e já fazem a diferença em suas comunidades. Queremos impulsionar e incentivar essas tendências -, afirmou.

O intercâmbio preconiza a liderança, isto é, os jovens são incentivados a multiplicar o conhecimento adquirido.

- A ideia é formar um círculo virtuoso de oportunidades, no qual eles alcancem o sucesso e proporcionem novas oportunidades a outros jovens -, disse.

Para concorrer a uma vaga, os candidatos devem ter boas notas, domínio da língua inglesa e ter participado de trabalho voluntário por no mínimo um ano. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de agosto pelo site.

Em 16 edições, 572 jovens brasileiros participaram do programa. Alguns sequer tinham saído de suas cidades de origem. Viajar de avião com destino a outro país não fazia parte da realidade de muitos deles. Mas, depois do programa, voltaram com a certeza de que poderiam chegar onde quisessem e ainda fazer a diferença na vida de outras pessoas.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar