Comunidade, Economia e Negócios, Geral, Meio Ambiente, Política, São José - 14 Nov 2017 16:56

São José: vereadores aprovam Lei sobre descarte de recicláveis no comércio

Iniciativa tem como intuito unir esforços entre comunidade, cooperativas e setor varejista
Por: Direto da Redação TSF
 
São José: vereadores aprovam Lei sobre descarte de recicláveis no comércio (Foto: Divulgação)

Em São José, a A Câmara Municipal de Vereadores aprovou por unanimidade na segunda-feira (14) o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação ao Projeto de Lei que propõe a regulamentação do descarte de embalagens recicláveis em todos os pontos comerciais da cidade. O projeto é de autoria do vereador Carlos Eduardo Martins (PSD).

A lei regulamenta que os estabelecimentos comerciais da cidade disponham de urnas coletoras, ao lado de pelo menos um dos caixas, para que os clientes, no ato da compra, possam depositar as embalagens que não desejam levar para casa, como, por exemplo, caixas de pasta de dente, caixas de sapato, caixas de eletrodomésticos, entre outros recipientes recicláveis. O vereador autor do projeto destaca que essa intervenção já na loja, farmácia ou supermercado evita que muito material se transforme em lixo nas residências, sem a destinação correta.

- Ainda precisamos avançar muito em conscientização e senso coletivo por uma cidade mais humana e sustentável. O intuito não é onerar os empresários, mas unir esforços entre comunidade, cooperativas e o setor varejista -, explicou.

O projeto também recebeu elogios e recomendações de outros parlamentares como o vereador Michel Schlemper (PMDB) que sugeriu um compêndio da legislação referente à educação ambiental para encaminhamento à Fundação Municipal do Meio Ambiente. Já o vereador André Guesser (PDT) ressaltou a necessidade de uma educação ambiental nas escolas; enquanto o vereador Edilson Vieira (PSDB) citou a importância de conscientização das pessoas no correto destino dos resíduos sólidos.

Além do cuidado com o meio ambiente e da conscientização social, o projeto busca promover o fortalecimento das associações que trabalham com a reciclagem, gerando emprego e renda a muitas famílias. As embalagens coletadas serão destinadas a cooperativas e associações de reciclagem.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar