Educação, Florianópolis - 10 Jul 2018 17:45

UFSC: vestibular de inverno atraiu 9,2 mil candidatos por três dias

Provas ocorreram sempre à tarde, entre sexta (8) e segunda (10)
Por: Direto da Redação TSF
 

Desde o fim de semana, seguindo por esta segunda (10), as tardes estão sendo bastante movimentadas e frias em Florianópolis para mais de 9 mil pessoas que realizaram as provas do Vestibular UFSC 2018-2, além de mais de mil pessoas que trabalharam no concurso.  Nesta segunda (10), a Capital amanheceu com a temperatura mais baixa e a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) – organizadora de todo o concurso – iniciou uma nova etapa de processamento das informações a fim de trazer o resultado, o mais rápido possível, à sociedade. O trabalho atual concentra-se na avaliação das pontuações mínimas em cada disciplina – ponto de corte – e na correção da Redação e das questões discursivas.

As provas ocorreram sempre à tarde, com duração de quatro horas. Em Florianópolis, o Vestibular foi realizado em três centros de ensino, Tecnológico (CTC), Socioeconômico (CSE) e Ciências da Saúde (CCS) – e Biblioteca Universitária (BU) e dois candidatos no Hospital Universitário (HU). Também houve provas nos campi Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, e nas cidades de Tubarão, Criciúma e Chapecó.

Números ainda não finalizados deram conta da participação neste ano de 9.284 inscritos, aproximadamente 1/3 dos candidatos do final do ano, e desses, quase 7 mil escolheram Medicina, que na classificação geral o índice candidato/vaga ficou em 230. As abstenções nos três dias totalizaram 21,48%, ou seja, 1.994 faltantes.

Aproximadamente 61% dos inscritos são de Santa Catarina. Dos outros, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo apresentaram maior percentual. Como os estudantes de outras regiões realizam o vestibular em todas as universidades possíveis, a concorrência foi muito alta para o curso de Medicina.

A professora Maria Luiza Ferraro, presidente da Coperve, relembrou que esta foi a segunda vez que o Vestibular da UFSC acontece no meio do ano para os cursos presenciais, pois, tradicionalmente, é anual e normalmente no mês de dezembro, além de outros processos seletivos específicos.

Desta vez, o Vestibular de Inverno, nos dias 7, 8 e 9 de julho, oportuniza 60 vagas para o novo curso de Medicina, no campus Araranguá, e 370 vagas remanescentes do Vestibular 2018-1. A gestora ressalta que o curso de Medicina foi aprovado no início do ano com ingresso ainda neste ano, em função do acordado junto ao Ministério da Educação (MEC).

- Para não confundir os estudantes que desejam ingressar na UFSC, até o momento, a UFSC não definiu por dois vestibulares, continua o concurso realizado no final do ano com as vagas totais dos cursos -, explicou Maria Luiza.

Isto não impede que, se houver alguma situação como a que se apresentou neste ano, a UFSC realize um outro processo seletivo.

A Coperve avalia que os três dias transcorreram normalmente e de forma tranquila, sem registro de ocorrências.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar