Comunidade, Educação, Esportes, Eventos, Florianópolis, Geral - 29 Jan 2020 14:14

Vila União teve dia de gincana com integração e conscientização ambiental

Moradores do Norte da Ilha participaram de ação promovida pela Federação Catarinense de Basquete
Por: Direto da Redação TSF
 
Vila União teve dia de gincana com integração e conscientização ambiental (Fotos: Divulgação / FCB)

Com o objetivo de integrar as crianças da Vila União, no Norte da Ilha, em Florianópolis, o Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) realizou ao longo do mês de janeiro uma gincana. A equipe aproveitou o período de férias e o verão para promover atividades conjuntas entre as turmas da manhã e da tarde ao longo do mês, estimulando a conscientização sobre meio ambiente.

Iniciada na quarta (15), a gincana teve a participação de 60 crianças que foram divididas em quatro grupos escolhidos pelos educadores do Centro. Foram cinco dias de atividade internas e externas ao longo das duas últimas semanas visando coleta de lixo reciclável, caça ao lixo e um circuito de conscientização.

- Foi um clima de colônia de férias, trabalhando mais com o clima de cooperatividade em vez da competição. A partir disso, o tema escolhido foi a reciclagem, estabelecendo uma forma de trabalhar a consciência ambiental em uma parceria com a Comcap que estamos fazendo com coleta seletiva na Vila -, falou Alessandra Lima, coordenadora do CCFV.

(Fotos: Divulgação / FCB)(Fotos: Divulgação / FCB)

Também foram realizadas brincadeiras tradicionais como corrida do ovo, queimada, pique-congela, e o “dia molhado”, aproveitando o calor da temporada para realizar jogos que envolvem água e ensinando sobre uso consciente. Destacam-se também as atividades externas que envolveram moradores da Vila União como “trazer a pessoa mais velha e mais nova da comunidade”, “família que recentemente chegou ao bairro”, fotos antigas, entre outros registros da história do local.

- A ideia foi integrar todos cada vez mais, já que fazem parte da mesma comunidade, mas ao longo do ano não têm tanto contato por causa das rotinas e horários diferentes. Curioso é que na primeira semana de janeiro vinham 25 crianças por dia e, com a gincana, passaram a vir 60, isso nos deixa satisfeitos, pois aproxima mais o Centro e a comunidade, o que é sempre importante -, concluiu a coordenadora.

O Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos está em seu quarto mês de atividade e é coordenado pela Federação Catarinense de Basketball, por meio da FCB Social, em parceria com a Trimania. O Centro também conta com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar