Cultura, Eventos, Florianópolis - 18 Nov 2021 15:49

Violoncelo e piano: dois virtuoses realizam concerto único em Florianópolis

Duo formado pelo violoncelista italiano Pierluigi Ruggiero e pelo pianista brasileiro Estefan Iatcekiw estará no teatro Ademir
Por: Direto da Redação TSF
 
Violoncelo e piano: dois virtuoses realizam concerto único em Florianópolis (Foto: divulgação)

O duo formado pelo violoncelista italiano Pierluigi Ruggiero e pelo pianista brasileiro Estefan Iatcekiw se apresenta nesta sexta (19) em Florianópolis, com composições para a formação de piano e violoncelo desde o Romantismo até a Música Contemporânea. Entre os autores selecionados para compor o concerto estão os italianos Giuseppe Verdi e Gaetano Braga, o francês Jacques Offenbach, o polonês Frederik Chopin e o brasileiro Heitor Villa-Lobos.

O espetáculo intitulado “Concerto Internacional Dois Virtuoses” será no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, a partir das 20h, com entrada franca. A promoção é do Consulado Geral da Itália em Curitiba, Clube Curitibano e Unicultura, com apoio do Círculo Italo-Brasileiro de Santa Catarina e da Revista Insieme.

Estefan Iatcekiw iniciou no piano aos cinco anos de idade e, desde os nove é orientado pela pianista russa radicada em Curitiba, Olga Kiun. Em agosto de 2019, com apenas 15 anos de idade, o musicista iniciou seus estudos no Conservatório Tchaikovsky de Moscou sendo o integrante mais jovem da instituição. Além do extenso currículo de prêmios e apresentações, o jovem pianista tem como peculiaridade o chamado “ouvido absoluto” – a capacidade de identificar e reproduzir espontânea e acuradamente sons que tenha ouvido, como notas musicais.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Já Pierluigi Ruggiero iniciou seus estudos de violoncelo no Conservatório de L’Aquila, na Itália. Após vencer vários concursos nacionais italianos, o seu envolvimento em um duo com o piano o levou ao 1 º Prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara “Città di Acqui Terme”, Itália, em 1996. Em 2001 foi o único italiano a vencer uma bolsa para estudar na “Academia Liszt” de violoncelo da Universidade de Budapeste. Bélgica, Suécia, Holanda, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Sérvia, Marrocos, Turquia, Paquistão, Índia, Brasil, Canadá, EUA e Japão são os países onde teve a oportunidade de se apresentar em importantes salas de concerto. Como solista teve oportunidade de tocar com a Orquestra Sinfônica do Nis (Sérvia), a Orquestra Sinfônica de Miskolc, Budapest Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica Dohnanyi e Sinfônica de Santos (Brasil).


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar