Esportes, Florianópolis, Manezinhos pelo Mundo - 21 Dez 2013 07:51

Vitória neste sábado vale título de vice campeão brasileiro a atleta de Floripa

Paulista radicado em Floripa, César Umetsubo disputa competição de xadrez em João pessoa (PB)
Por: Róbinson Gambôa
 
Vitória neste sábado vale título de vice campeão brasileiro a atleta de Floripa César Umetsubo é estudante da Ufsc (Foto: divulgação)

O enxadrista paulista radicado em Florianópolis Cesar Umetsubo, de 27 anos, pode conquistar neste sábado (21) o título de vice-campeão brasileiro de Xadrez, inédito para o Estado. A competição está sendo disputada desde o dia 13 de dezembro, em João Pessoa, na Paraíba. A última rodada acontece neste sábado (21), a partir das 10h.

Após 10 rodadas, César segue em segundo lugar na tabela de classificação, empatado em sete pontos com o paulista e atual campeão brasileiro Krikor Mekhitarian, de 27 anos. César leva vantagem nos critérios de desempate, e precisa apenas confirmar a vitória neste sábado (21) contra o paraibano Francisco de Assis Cavalcanti, de 51 anos.

O pernambucano Rafael Leitão, de 35 anos, número 1 do Brasil, garantiu o título com uma rodada de antecipação, ao empatar com César Umetsubo na penúltima rodada, disputada na tarde de sexta-feira (20). César jogou a partida mais importante da sua vida, e precisava da vitória para ainda sonhar com o título inédito na história do xadrez de Santa Catarina.

César chegou a liderar a competição nas primeiras quatro rodadas, quando obteve quatro vitórias consecutivas. No entanto, tropeçou diante do paulista Krikor na rodada 5, e caiu para a vice-liderança. Depois de mais duas vitórias, César voltou a perder na rodada 8, para o carioca Christian Toth. O resultado foi considerado uma zebra, já que Christian não havia vencido nenhuma partida até então na competição.

O site Xadrez Diário News, especializado nesta modalidade esportiva, destacou o tropeço do atleta de Florianópolis diante de Toth.

- Com estes resultados, Cesar Umetsubo podia ter alcançado a liderança, e tudo parecia indicar que estava no bom caminho na sua partida ante o mestre internacional Christian Toth: para o lance 34, ele contava com vantagem decisiva. Porém o xadrez é cruel as vezes, e sucessivos erros permitiram a Toth recuperar a posição jogando com valentia seu rei no campo adversário e até vencer a sua primeira vitória na prova -, comentou o site.

Nesta mesma rodada em que perdeu para Christian Toth, César poderia ter alcançado a liderança, já que seu rival na tabela, Krikor Mekhitarian também tropeçou, ao empatar com Roberto Molina. Rafael Leitão, até então em terceiro na tabela, seguiu vencendo e se aproximando da liderança.

Na rodada 9, que ocorreu na quinta-feira (19), César jogou com as peças pretas e voltou a tropeçar, empatando com Luizimar Brito. Krikor voltou a perder, desta vez para o jovem Yago Santiago, enquanto Rafael Leitão venceu Francisco Cavalcanti e chegou à liderança.

Na rodada 10, disputada na sexta-feira (20), César empatou com Rafael Leitão, e permitiu que o adversário chegasse aos 8,5 pontos. Leitão já não pode mais ser superado na última rodada deste sábado, e garantiu o título de campeão brasileiro pela 6ª vez em sua carreira.

Caso César consiga vencer Cavalcanti neste sábado, ele vai repetir o feito conquistado por Florianópolis no final dos anos 70, quando Adaucto Ribeiro conquistou o vice-campeonato nacional, no Rio de Janeiro.

Francisco Cavalcanti, adversário neste sábado (21), na última e decisiva rodada, ainda não venceu na competição (Foto: reino de Raíssa/divulgação)Francisco Cavalcanti, adversário neste sábado (21), na última e decisiva rodada, ainda não venceu na competição (Foto: reino de Raíssa/divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar