Educação, Esportes, Florianópolis, Manezinhos pelo Mundo - 22 Set 2019 14:01

Xadrez: catarinenses podem garantir títulos no Brasileiro Escolar em MG

Rodada decisiva ocorre neste domingo (22), no interior de Minas Gerais
Por: Direto da Redação TSF
 
Xadrez: catarinenses podem garantir títulos no Brasileiro Escolar em MG Kim Paul Mariani, de apenas 5 anos, garantiu a prata para Florianópolis (Foto: Liziane Vicenzi / divulgação)

O jogo decisivo para 50 catarinenses será realizado às 9h deste domingo na última rodada do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar que ocorre no Hotel Glória em Caxambu-MG, de sexta-feira (20). Até o momento, Santa Catarina já pode comemorar o título de campeã de Nicole Santos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio de Blumenau na categoria pré-escolar feminino e o segundo lugar de Kim Paul Mariani, de apenas cinco anos, da Escola Maria Montessori, de Florianópolis, na categoria pré-escolar masculino.

Ainda por Florianópolis, os irmãos pedro e João sardá, ambos do Colégio Catarinense, venceram as primeiras rodadas na sexta (20) e sábado (21), mas tropeçaram nas rodadas decisivas. Ambos ainda lutam para terminar entre os primeiros colocados nas suas categorias (5º ano e 7º ano do Fundamental)

O torneio conta com a presença de 530 jogadores de todo o Brasil e oferece aos campeões inscrições gratuitas para o Campeonato Sul-Americano Escolar que acontece de 13 a 15 de dezembro em Foz do Iguaçu-PR.

A blumenauense Gabriela Luisa Vicente Feller, do primeiro ano do Ensino Médio, joga pelo empate neste domingo (22) e busca o bicampeonato da competição conquistado pela última vez em 2016. No terceiro ano Fundamental, Nicole Nunes, do Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul, segue na liderança e também pode garantir o primeiro lugar. No primeiro ano fundamental masculino, Henrique Marques Oliveira da Silva, da Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau, é vice-líder com 4,5 pontos, com chances de título. Também são líderes das categorias, Ryan Wesley da Costa Caetano do Colégio Sagrada Família de Blumenau, no segundo ano do Ensino Médio e o MF Gabriel de Borba, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, que está invicto na categoria do primeiro ano do Ensino Médio.

De Penha, Mariana Nara Santana da Costa, da Escola Municipal Horacina Soares Francisco, está em segundo lugar no quarto ano fundamental feminino também com chances do primeiro lugar. Muito próximo do título também está Matheus Mendes Domingues Ribeiro, do Colégio Santa Catarina do oitavo ano fundamental, invicto no torneio.

A delegação catarinense/MEXE é composta por pais, professores, jogadores e demais profissionais da comissão técnica dos municípios de Blumenau, Brusque, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Lages e Penha. A caravana foi organizada pela professora e técnica do Clube de Xadrez de Blumenau (CXB), WIM Regina Ribeiro, Doutora Ana Beatriz Ferraz Bonecher com o apoio da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Movimento Educacional de Xadrez Escolar (MEXE) e Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar premia os melhores jogadores do Brasil da Pré-escola, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio nos naipes masculino e feminino bem como as melhores escolas de 2019.

(Foto: Liziane Vicenzi / divulgação)(Foto: Liziane Vicenzi / divulgação)


Confira o desempenho dos irmãos Sardá, atletas de Florianópolis:

Pedro Sardá
1 x 0 Luiz Henrique Fernandes de Moraes (Instituto Dom Barreto/Teresina/PI)
0,5 x 0,5 Igor Silva Ataíde (Colégio Progressão / Pindamonhangaba)
1 x 0 Arthur Vinicius de Souza Aguiar (Católica / Brasília)
1 x 0 Luis Felipe Calejon Stimpf (COC Santos)
0 x 1 João Pedro Melchiori Davanso (Colégio Luma Carolina/São Manuel/SP)

João Sardá
1 x 0 Cristian henrique Reinehr de Souza (COC Rio do Sul)
1 x 0 Gustavo Videira Cainelli (Colégio Aldeia dos Pandavas/Pirituba/SP)
1 x 0 Gimpei Hattori (Escola Visconde de Cairu/Campo Grande)
0 x 1 Diego Sashaki Haraguchi (Colégio Augusto laranja/São Paulo)
0 x 1 Raul Dominoni Ayres de Paula (Escola Municipal Sedes/Taubaté)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Floripa.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar